9.4.14

Comemorações Dia Mundial do Cigano

Inês Patola, in Voz da Planície

8 de Abril, hoje, assinala-se o Dia Mundial do Cigano. O Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza assinala a data com várias iniciativas.

A Casa da Cultura de Beja recebe, hoje e amanhã, um conjunto de iniciativas integradas nas comemorações do Dia Mundial do Cigano, promovidas pelo Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza em colaboração com outras entidades da região.

Envolver todos os agentes de intervenção social com o objectivo de dar a conhecer a cultura e as características das comunidades ciganas, promovendo a melhoria da intervenção que é realizada com estas comunidades é aquilo que se pretende.

João Martins, responsável do Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, afirma que estas comemorações surgem no âmbito dos objectivos da própria rede.

A divulgação de boas práticas culturais da comunidade cigana, exposições, feira do livro reutilizado, a exibição de um filme, música, um encontro distrital de interventores sociais com as comunidades ciganas e um workshop sobre a partilha de boas práticas de intervenção nas comunidades ciganas são algumas das iniciativas que estão agendadas.

Amanhã o programa é mais abrangente com a realização de um Fórum de Comunidades Ciganas do Sul do País.