Por Fábio Carvalho da Silva, in Executive Digest
A Coca-Cola lançou em janeiro, em Portugal, o programa “Bora Jovens”, que visa, através da colaboração com a ONG, Ajuda em Ação capacitar os jovens, de forma a abrir as portas do mercado de emprego. A marca garante, em entrevista à Executive Digest que “ainda em 2021 esperamos conseguir abrir mais portas para a sua empregabilidade em empresas de diversos sectores de atividade comprometidas com a integração social e profissional”.
O projeto arrancou em janeiro “com um limite de 70 inscrições, para que pudéssemos fazer um acompanhamento mais personalizado uma vez que consideramos que tão importante como o número de apoiados, é também a qualidade desse apoio e da sua consequente integração”.
“Com muito entusiasmo vimos a participação a crescer e neste momento, com a alocação de mais recursos ao projeto, a meta inicial foi já ultrapassada e temos cerca de 90 jovens inscritos. Deste grupo, 33 já terminaram a formação e 25 conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Até ao final de 2021 o objetivo é alcançar os 35 inseridos profissionalmente, mas estamos bastante confiantes na superação deste número”, acrescentou Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication & Sustainability da Coca-Cola Europacific Partners.
Para o executivo, “as grandes empresas têm uma responsabilidade acrescida no apoio à comunidade, porque têm os meios e os recursos para o fazer, seja de estrutura ou de visibilidade”.
A marca de bebidas salienta que “a empregabilidade de jovens em risco de exclusão, percebemos que o recurso mais importante a ter é o da vontade pois a restante estrutura já existe. Uma porta que se abre a um destes jovens é mudar de uma só vez muitas vidas, é dar futuro e esperança a uma família, é dar o exemplo e as ferramentas para que se tracem percursos positivos”.
Para além do “Bora Jovens”, a Coca-Cola está a desenvolver a terceira edição do “Bora Mulheres”, um programa dedicado a potenciar o empreendedorismo no feminino que já apoiou mais de 650 mulheres em Portugal, com implementação pelo Impact Hub, organização especializada em empreendedorismo.
A marca conta ainda com um programa interno de voluntariado “Ambassador Coca-Cola”, que proporciona aos 400 colaboradores da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal a oportunidade de colaborarem com dezenas de entidades como Banco Alimentar, Liga para Proteção da Natureza ou Entrajuda, em ações organizadas ou por iniciativa própria.
“Cada colaborador tem ao seu dispor 2 dias úteis que pode utilizar para participar nas ações de voluntariado junto das causas que lhe são mais próximas. Apoiamos também financeiramente outros projetos sociais ou ambientais, onde por exemplo a escolha da causa a apoiar é feita pelos próprios colaboradores, num sistema de votação interna”, esclarece a Coca-Cola.