11.4.14

Jovens emigrantes lançam manifesto "Esse país também é nosso"

in RR

Exigem que a questão da emigração "forçada" seja tema na campanha das eleições europeias.

"Esse país também é nosso" é o nome de um manifesto lançado por jovens emigrantes portugueses qualificados, que pretendem que "a realidade avassaladora da emigração" seja tema de debate nas eleições europeias.

A ideia de lançar o manifesto surgiu da vontade de jovens emigrados "à força" de "fazerem alguma coisa" pelo seu país, numa altura em que se aproximam as eleições europeias de 25 de Maio, disse à agência Lusa Rodrigo Rivera.

"Achamos que se está a falar muito pouco da nossa situação enquanto portugueses emigrados à força" e, por isso, considerámos "importante pautar as eleições europeias" com esta temática, adiantou o jovem, que emigrou com a mulher para o Brasil em Setembro.

Para Rodrigo Rivera, é preciso discutir as razões que levam "centenas de milhares de pessoas" a saírem por ano de Portugal.

"O último número oficial foi 120 mil. Acho que é uma situação bastante gravosa", lamentou o jovem com formação em Relações Internacionais.

Do Brasil ao Camboja
O manifesto é assinado por uma jovem escritora, por arquitectos, economistas, investigadores, designers, entre outros, emigrados em vários países europeus, no Brasil e no Camboja.

"Somos todos jovens qualificados, nalguns casos ainda estudantes, e não encontramos nenhuma saída profissional em Portugal que seja digna", disse Rodrigo Rivera.

Há muitos jovens com mestrados, doutoramentos e que "não conseguem encontrar um trabalho que pague mais de 500 ou 600 euros e, provavelmente, não é na área deles", lamentou.

No manifesto, os jovens afirmam que encontraram fora de Portugal "a oportunidade" que o país lhes negou.

"Muitos de nós pertencem à geração mais qualificada de sempre, uma formação conseguida com muitos sacrifícios, pessoais e familiares, mas também com o investimento de todos nos serviços públicos de educação. Um percurso que chocou contra a parede do desemprego e da precariedade", acrescentam.

Rodrigo Rivera adiantou que o manifesto tem "alguns dias" e já reuniu cerca de duas dezenas de assinaturas.

O objectivo é "chegar a muito mais gente", porque "a realidade da emigração em Portugal é avassaladora neste momento" e "tem que haver uma reposta política séria a esta situação".

Para estes jovens, o PSD e PS estão a "apresentar propostas que não são dignas de momento". "Simplesmente ignoram a nossa situação de portugueses emigrados contra a sua própria vontade e ignoram também que queremos voltar para Portugal", justificam.

Rodrigo Rivera frisou que estes jovens querem "mesmo voltar" para Portugal: "Temos saudades do nosso país, queremos contribuir para o seu desenvolvimento e vemo-nos obrigados a viver fora do país."