1.7.14

Desemprego leva a congelamento de vagas em 400 cursos

in Notícias ao Minuto

No próximo ano letivo, serão congeladas vagas de 428 cursos devido aos elevados índices de desemprego e à falta de procura. Dos 16 cursos onde entram menos de dez alunos, só não fecham os que são únicos no país ou têm relevância regional, segundo o Jornal de Notícias.

As universidades e institutos politécnicos já enviaram para a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a sua proposta fundamentada sobre a fixação de vagas nos cursos superiores. O processo ainda não está fechado, mas tudo indica que 428 cursos terão as suas vagas congeladas no próximo ano letivo.
PUB

Em causa estão os elevados índices de desemprego que afetam certas profissões e ainda o facto de 16 cursos lecionados em instituições de Norte a Sul do país terem menos de 10 inscritos em cada ano.

Ao fecho, escapam apenas os que são únicos no país ou têm grande relevância regional, como é o caso de Engenharia Têxtil, na Universidade do Minho.

“Tem uma elevada procura do mercado e uma baixíssima procura dos estudantes”, afirmou, em declarações ao Jornal de Notícias, o reitor da instituição.