1.10.21

"Derrubar Paredes. Erguer Paredes", pensado e criado por crianças e jovens ciganos

Por Rute Fonseca, in TSF

Estreia esta noite e faz parte do projeto "Holograma - Cultura para todos", que une a Casa da Música e a Área Metropolitana do Porto. O objetivo é levar a cultura às comunidades mais desfavorecidas.

"Derrubar Paredes. Erguer Paredes" é o título do espetáculo que envolve a comunidade cigana do concelho de Paredes. Entre guitarras, instrumentos improvisados e sons da música cigana cruzam-se várias culturas, como explica Jorge Prendas, coordenador do serviço educativo da Casa da Música. "Este projeto foi desenvolvido por jovens desta comunidade cigana, o título foi criado por eles, assim como uma boa parte da música e é um espetáculo que vai buscar aquilo que são algumas das tarefas ou dos trabalhos que esta comunidade cigana tem, nomeadamente a presença nas feiras, vender balões, pipocas, algodão doce... É algo que para nós é muito importante: valoriza aquilo que cada um faz. É importante partilhar do ponto de vista artístico com toda a comunidade, porque há um ganho para quem está no palco e para quem está no público, vai reconhecer naquelas pessoas uma capacidade de fazer que muitas vezes não se reconhece."

Paulo Neto, que coordena o espetáculo, diz que o projeto foi sendo adaptado ao longo do tempo. "O maior desafio é trazer as comunidades a um espaço onde não estão habituados a vir, o grande objetivo é trazê-los e fazer com que sejam os artistas e se sintam bem num palco. Na maioria são crianças, começamos com pessoas mais velhas mas foram achando que não se enquadravam e com o tempo o projeto foi ficando mais forte e acabaram por trazer alegria às crianças, que estão radiantes por poderem trabalhar com músicos profissionais".