26.2.12

Cavaco Silva diz que há demasiado medo de falhar em Portugal

in Jornal de Notícias

O presidente da República identificou, este sábado, no Porto, no âmbito da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, o "risco de falhar" como uma dos defeitos dos investidores portugueses.

"Quando se monta um negócio, está a arriscar-se, há sempre o risco de falhar. E em Portugal as pessoas têm medo do risco de falhar, enquanto noutros países falhar é apenas uma etapa do processo", afirmou Aníbal Cavaco Silva.

O chefe de Estado fez este comentário após ouvir a estilista Katty Xiomara explicar as dificuldades por que passou para afirmar o seu projeto empresarial iniciado há 15 anos.

Xiomara, que o presidente visitou no seu atelier, está a afirmar-se em mercados como o dos Estados Unidos e Japão, mas admitiu que ultimamente tem tido menos sucesso na Europa.

A estilista, que já está a preparar as coleções de 2012, disse que usa 80% de matérias-primas nacionais nas suas peças.

Cavaco Silva cumpre este sábado no Porto o segundo e último dia da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, dedicada às indústrias criativas.

O presidente começou por visitar o atelier de design de interiores de Paulo Lobo, aonde contactou com arquitetos e artesãos, e a loja da ALDECO, uma marca portuguesa de tecidos que se tem afirmado no mercado internacional, sobretudo com a coleção "Alma Lusa", inspirada nos descobrimentos portugueses.

Visitou igualmente o a "Casa do Conto, Arts & Residence", um "design hotel" do Porto que combina "a promoção das artes e dos criadores".

Cerca das 14 horas, o Chefe de Estado encontrava-se na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários, a visita a mostra de "jovens empreendedores das Indústrias Criativas".