22.2.12

Velhice é vista em Portugal como uma «fatalidade»

in TSF

Comentando o fato de quase metade dos idosos não conseguir manter a casa quente, o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza disse que a velhice é vista em Portugal como uma «fatalidade».

Ouvido esta quarta-feira pela TSF, Jardim Moreira não ficou surpreendido com os resultados da pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o impacto das desigualdades sociais e económicas nos fatores de risco para a saúde.

O estudo revela que 44 por cento das famílias portuguesas com pelo menos um idoso em casa não têm capacidade financeira para mantê-la adequadamente aquecida.

«As pessoas deviam ter uma sensibilidade maior para a população mais velha», pois o dinheiro que os idosos têm muitas vezes «não lhes dá para ter uma casa adequada e aquecida», porque é caro e porque alguns idosos até têm dificuldade em manipular os equipamentos de aquecimento, disse Jardim Moreira.

Na visão do presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, a «sociedade em geral acha que é uma fatalidade ser velho». «É essa a forma que se vai sentindo em Portugal de uma sociedade que não tem sensibilidade para amar», rematou.