27.2.12

Portugal apresenta oficialmente o Ano Europeu de Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações

in Rostos on-line

Será apresentado oficialmente, amanhã 28 de Fevereiro, em Portugal, o Ano Europeu de Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações. O evento de lançamento terá lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A sessão de abertura será da responsabilidade do Chefe Interino da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Luiz Sá Pessoa, e da Coordenadora Nacional do Ano em Portugal, Joaquina Madeira, que apresentará o programa nacional e os Embaixadores de Boa Vontade.

O tema “Envelhecimento Ativo: A realidade atual e perspectivas futuras numa sociedade para todas as idades” será discutido por um painel de 3 especialistas que irão analisar os desafios para um envelhecimento ativo nas sociedades Europeias. O debate será conduzido e moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

Maria João Valente Rosa, diretora do Projeto PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo, falará sobre “Perfis Demográficos e Dinâmica Populacional”, Francisco George, Diretor Geral da Saúde abordará a temática da “Saúde e Bem Estar” e José da Silva Peneda, Diretor do Conselho Económico e Social, trará à discussão a temática do “Emprego e Condições de Vida”
O discurso de encerramento da sessão será da responsabilidade do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
Paralelamente, 40 participantes de diferentes idades e contextos formarão um Grupo de Trabalho que irá por em prática as “Conversas Intergeracionais”
As conclusões desta discussão intergeracional serão depois apresentadas ao Ministro e ao público do auditório.
O evento de lançamento prevê ainda uma área de envolvimento da comunidade onde se apresentarão algumas organizações empresariais que promovem iniciativas dedicadas à temática do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações.
O principal objectivo do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações é a promoção das condições necessárias para um envelhecimento ativo, especialmente no que diz respeito ao emprego, à participação ativa na sociedade e à manutenção de uma vida independente. Pretende, ainda, encorajar decisores e políticos a traçar objetivos e a promover iniciativas concretas nestas áreas.
Portugal, juntamente com outros países da Europa, está a assistir a um envelhecimento significativo da sua população. Dados publicados pelo Eurostat indicam que em 2010 pelo menos 29,8% da população portuguesa tinham mais de 50 anos, comparativamente com os 24,2% de 1990. Paralelamente, a sondagem publicada pelo Eurobarómetro em Janeiro 2012 sobre o envelhecimento ativo, revelou que 59% da população portuguesa considerava o país amigo dos séniores.
Ao longo do Ano Europeu 2012, serão realizadas diversas actividades, projectos e eventis em Portugal.