24.2.12

Novos desempregados terão formação obrigatória

Catarina Almeida Pereira, in Negócios on-line

Desempregados com mais de 45 anos ou inscritos há mais de seis meses também serão chamados para ter esta formação.

O Governo pretende que todos os desempregados que se inscrevam nos centros de emprego tenham, no prazo de duas semanas, uma acção de formação.

Esta é uma das 40 medidas do programa de relançamento do serviço público de emprego, aprovado hoje em Conselho de Ministros, e deverá ser operacionalizada dentro de um mês.

“Estão previstas várias acções de formação desenhadas de acordo com o perfil do desempregado”, afirmou hoje o secretário de Estado do emprego, Pedro Martins, num encontro com jornalistas.

A aceitação destas formações é obrigatória, já que os desempregados que as recusarem podem perder o subsídio de desemprego.

Os desempregados com mais de 45 anos e os que estiverem inscritos há mais de seis meses também serão convocados aos centros de emprego e encaminhados para acções de formação.

O secretário de Estado do Emprego esclareceu também que as anunciadas fusões de centros de emprego não vão implicar uma diminuição dos locais de atendimento aos desempregados, mas antes um sistema de gestão partilhada, o que vai permitir reduzir o número de dirigentes.

“Não será encerrado nenhum centro de emprego”, garantiu Pedro Martins.

Também não está previsto o reforço dos polos de atendimento existentes.