26.2.12

Idosos são úteis, capazes e fazem falta à sociedade

in Diário de Notícias

A coordenadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações defendeu a importância desta iniciativa para passar a mensagem de que os mais velhos "são úteis, capazes e fazem falta à sociedade".

Joaquina Madeira falava à agência Lusa nas vésperas da abertura oficial em Portugal do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que decorre na terça-feira em Lisboa.

Em entrevista à agência Lusa, Joaquina Madeira confessou que a coordenação desta iniciativa é uma "tarefa árdua", mas ao mesmo tempo "um desafio muito importante e muito interessante".

O objetivo do Ano Europeu "é sensibilizar, informar e formar a opinião pública e os atores relevantes da sociedade portuguesa para as questões do envelhecimento ativo, como uma forma de se envelhecer com qualidade, saúde, segurança e com participação na sociedade", sublinhou.

"É um desafio que se põe à sociedade no sentido de também contribuir para que as pessoas envelheçam com melhor qualidade", uma vez que a população idosa irá continuar a crescer.

Os Censos de 2011 mostraram que existem em Portugal 2,023 milhões de pessoas com 65 ou mais anos (cerca de 19 por cento da população total), um número que aumentou cerca de 19% em dez anos.

As estimativas apontam que, em 2050, o número de idosos duplicará (35,7%) e a dos jovens diminuirá 0,5% (14,4%).

Para Joaquina Madeira, a longevidade da população é um "enorme desafio" para o qual a sociedade tem de se preparar ao nível da saúde, do trabalho, emprego, segurança e da urbanização.

Outro objetivo, avançou, é "aproximar as gerações" e acabar com o "fosso" que foi criado, afastando os mais novos dos mais velhos.

"O ano europeu transforma num desafio e num objetivo criar boas práticas para aproximar gerações, com projetos e iniciativas com as escolas para que todos se conheçam melhor e percebam que todos têm talentos e capacidade de fazer coisas independentemente da idade", adiantou.