in Agência Ecclesia
Iniciativa debate «realidade atual e perspetivas futuras numa sociedade para todas as idades»
O Ano Europeu de Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações é apresentado, hoje, oficialmente, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
A sessão de abertura será da responsabilidade do chefe interino da representação da Comissão Europeia em Portugal, Luiz Sá Pessoa, e da coordenadora nacional da iniciativa em Portugal, Joaquina Madeira, que apresentará o programa nacional e os Embaixadores de Boa Vontade, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O tema “Envelhecimento Ativo: A realidade atual e perspetivas futuras numa sociedade para todas as idades” será discutido por um painel de 3 oradores que falarão sobre os desafios para um envelhecimento ativo nas sociedades Europeias.
O discurso de encerramento da sessão será da responsabilidade do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
O evento de lançamento prevê ainda uma área de envolvimento da comunidade onde se apresentarão algumas organizações empresariais que promovem iniciativas dedicadas à temática do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações.
Portugal, juntamente com outros países da Europa, “está a assistir a um envelhecimento significativo da sua população”, revela.
Dados publicados pelo Eurostat (European Statistical Office) indicam que em 2010 pelo menos 29,8% da população portuguesa tinham mais de 50 anos, comparativamente com os 24,2% de 1990.
Paralelamente, a sondagem publicada pelo Eurobarómetro, em janeiro 2012, sobre o envelhecimento ativo, revelou que 52% da população portuguesa considerava o país amigo dos seniores.
Recentemente, a agência ECCLESIA publicou um dossier sobre estas temáticas e, ao longo do Ano Europeu 2012, serão realizadas diversas atividades, projetos e eventos em Portugal.
LFS