27.2.12

Centros de emprego só preencheram 54% das ofertas

Cristina Oliveira da Silva, in Negócios online

No ano passado o IEFP recebeu menos ofertas de emprego e colocou menos desempregados.

Em 2011, os centros de emprego só conseguiram dar resposta a 53,5% das ofertas de emprego que receberam das empresas. Isto significa que apesar do aumento histórico do desemprego, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) apenas conseguiu encaminhar pessoas inscritas para pouco mais de metade das ofertas disponíveis.

Ainda assim, este é o valor mais elevado dos últimos anos. A subida da taxa de satisfação não tem a ver com o aumento das colocações (que, aliás, caíram) mas sim com a forte redução sentida nas vagas captadas junto das empresas. O IEFP revela que, no ano passado, os centros de emprego conseguiram arranjar emprego a menos pessoas, consequência da descida no número de ofertas comunicadas devido à "conjuntura económica actual". Ainda assim, fonte do Instituto salienta que "o número de colocações decresceu menos que o número de ofertas recebidas, situando-se a taxa de satisfação das ofertas em 2011, em 53,5%, mais sete pontos percentuais que em 2010".

No ano passado, o IEFP conseguiu colocar 60.135 pessoas, menos 9,6% face a 2010. Deste grupo, 55.566 estavam desempregados (já que o IEFP também recebe pedidos de empregados), menos 11%. Já as ofertas recebidas ao longo do ano sofreram um tombo maior, de 20,3%, para 99.488. Por isso, a taxa de satisfação aumentou (para chegar a este valor, ainda é preciso somar cerca de 13 mil vagas disponíveis no final de 2010).