29.2.12

Sindicatos da União Europeia protestam contra austeridade de Bruxelas

in SICnotícias

A Confederação Europeia de Sindicatos convocou para esta quarta-feira protestos em toda a União Europeia contra a austeridade promovida por Bruxelas, e por um projeto alternativo de saída para a crise, centrado no "emprego e na justiça social".

A "jornada europeia de ação" terá o epicentro na capital belga, onde os sindicatos convocaram concentrações junto a instituições europeias, entre elas o Conselho Europeu, onde se celebra esta semana uma cimeira de líderes comunitários.

Os sindicatos consideram que as políticas de austeridade e os cortes sociais estão a ter efeitos devastadores sobre o crescimento e o emprego, fazendo disparar os índices de pobreza e exclusão social.

Consideram ainda que o novo Tratado de Estabilidade, Coordenação e Governação "rouba a soberania orçamental aos Estados para a dar não ao Parlamento Europeu ou ao Conselho mas sim a funcionários da Comissão controlados pelos Governos da Alemanha e França".

Em alternativa a essas políticas as centrais sindicais defendem a emissão de títulos europeus de dívida, a reforma do Banco Central Europeu, o imposto sobre as transações financeiras e a supressão dos paraísos fiscais, "para que os poderes públicos governem os mercados e não o inverso, como sucede agora".