29.2.12

Pobreza: CAIS com maior número de pedidos de ajuda de sempre

in Correio da Manhã

Durante o ano de 2011, o número de pedidos de ajuda feitos à CAIS foi o mais elevado de sempre, com um aumento de 6 por cento face a 2010, com a organização a acompanhar um total de 320 utentes.

Em comunicado, a CAIS revela que, durante o ano passado, o número de pedidos de ajuda foi "o mais elevado de sempre", tendo havido "um crescimento de cerca de 6 por cento no número de utentes acompanhados pela CAIS face a 2010".

"Com uma capacidade oficial de seguimento de 50 pessoas, atribuídas pela Segurança Social, a CAIS voltou a superar largamente este número ao acompanhar um total de 320 utentes entre os Centros de Lisboa e do Porto, dos quais 39 foram integrados profissionalmente com sucesso e novamente na vida activa", lê-se no comunicado.

De acordo com a organização, estes números "reflectem o crescente risco de empobrecimento e exclusão social da população portuguesa". Comparando como ano de 2010, a associação aumentou em mais de 15 por cento o número de refeições servidas no Centro de Lisboa, num total de 5250 refeições.

A CAIS adianta que a grande maioria dos seus utentes está em idade activa e que são sobretudo cidadãos de nacionalidade portuguesa (32 por cento) e do sexo masculino.
"Em 2011, 85 pessoas chegaram à associação por iniciativa própria e desprovidos de qualquer acompanhamento social", aponta.

Por outro lado, sublinha também que os "portugueses estão mais solidários", tendo em conta que o número de professores voluntários aumentou 80 por cento.

Paralelamente à Revista CAIS, a associação salienta que o programa ‘Capacitar Hoje’ é outro dos seus projectos mais emblemáticos, tendo apoiado 75 pessoas.

A CAIS foi fundada em 1994 e é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, cuja missão é apoiar e recuperar a autonomia de pessoas em situação de pobreza extrema e exclusão social.