in Notícias de Viseu
Uma reflexão crítica sobre o impacto das medidas de austeridade, dia 02 de Março, a partir das 18h15 no ISCET.
“Troika e Direitos Humanos” é o título do colóquio/debate que o Observatório dos Direitos Humanos (ODH) leva a efeito no próximo dia 2 de Março, a partir das 18.15h, no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), situado na Rua de Cedofeita, nº 285, Porto.
Uma reflexão crítica sobre o impacto das medidas de austeridade, dia 02 de Março, a partir das 18h15 no ISCET.
O evento contará com a participação de oradores como Manuel Carvalho da Silva, ex-dirigente sindical e investigador do CES/Univ. Coimbra, Sérgio Aires, da Rede Europeia Anti-Pobreza Nacional (REAPN), e Luís Guerra, do Centro de Estudos e Ações Humanistas, e pretende reflectir criticamente sobre o impacto das políticas de austeridade nos direitos fundamentais sociais, a partir de diferentes abordagens, de acordo com a experiência de cada orador.
Considerando que os direitos fundamentais têm sido uma trave-mestra das democracias, nomeadamente enquanto factor de legitimação dos sistemas políticos, o debate pretende lançar luz sobre os efeitos que as medidas de austeridade têm sobre o próprio conceito de Estado de Direito democrático, questionando a sua compatibilidade no plano político, jurídico e social.