24.2.12

Loures abre terceira Loja Solidária

in Diário de Notícias

A Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Junta de Freguesia de Camarate e a associação Nossa Sr.ª dos Anjos, abre ao público, amanhã, a terceira Loja Solidária do concelho.

As Lojas Solidárias de Loures, criadas para funcionar no centro da rede de apoio social do concelho como estruturas de gestão de bens doados por particulares ou empresas, são uma das principais respostas sociais dinamizadas pela autarquia, em parceria com as juntas de freguesias e as instituições sociais.

O objectivo destes espaços é fazer face aos impactos do atual contexto socioeconómico do país nas famílias, satisfazendo carências ao nível dos bens de primeira necessidade.

A Loja Solidária de Camarate disponibilizará um Banco Solidário, que concentra um conjunto de bens, usados ou novos, tais como roupas, calçado, brinquedos, livros, material didático e artigos de puericultura, e um Banco de Bens Alimentares, doados por particulares, empresas ou angariados através de campanhas de solidariedade.

Além das famílias com baixos rendimentos encaminhadas pelos técnicos do Atendimento Integrado ou por outros parceiros da Rede Social de Loures, podem aceder às lojas solidárias pessoas em situação de desemprego prolongado, doença ou separação, vítimas de violência doméstica ou abandono, idosos com fracos recursos económicos e crianças e jovens que apresentem necessidades básicas de subsistência.

A primeira Loja Solidária de Loures abriu em dezembro de 2010 num espaço da Casa da Cultura de Sacavém e a segunda abriu em setembro de 2011 numa loja do Mercado Municipal de Moscavide. Hoje, apoiam regularmente mais de uma centena de famílias encaminhadas pelos serviços de ação social da Câmara Municipal de Loures.