28.2.12

Workshop «Viver sem abrigo… Um retrato social» em Lagoa

in Diário on-line

A Câmara Municipal de Lagoa vai realizar sexta-feira, 2 de março, um workshop subordinado ao tema «Viver sem abrigo… Um retrato social», no âmbito da exposição fotográfica de Ahmad Kavousian, intitulada «O Céu como limite», que se encontra patente no Convento de São José.

A iniciativa visa suscitar a reflexão da sociedade civil em torno da problemática das pessoas sem-abrigo e das respostas formais e informais de apoio à sua inserção social, tendo em linha de conta e como exemplo o trabalho da Câmara Municipal de Peniche que, no âmbito da exposição fotográfica de Ahmad Kavousian, realizou uma iniciativa semelhante.

Como contributo valioso para a reflexão, o workshop contará com o testemunho de Ahmad Kavousian, cujo percurso profissional proporcionou experiências de interação com pessoas sem-abrigo provenientes de diversas partes do mundo, estando o seu olhar retratado na exposição fotográfica «O Céu como limite».

Esta iniciativa conta com a participação de entidades com experiência na área e que, para além de partilharem com o público as suas boas práticas, participarão diretamente na dinamização do workshop.

O workshop, a realizar no Convento de São José, será baseado numa metodologia participativa, conhecida como «Café Bagdad», «Knowledge Coffee», «Café do Mundo», a partir da qual serão constituídos três painéis de trabalho focados nos seguintes temas: «Perfil do Sem-Abrigo», «Estigmas e Estereótipos» e «A (re)inserção social de pessoas sem-abrigo».

Estarão presentes representantes do núcleo de Faro da EAPN e do CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser remetidas para o endereço eletrónico rede.social@cm-lagoa.pt ou através do contacto telefónico 800272475.