20.2.12

Feira: Apoio aos munícipes nas decisões financeiras, fiscais e jurídicas

in Notícias de Aveiro

O Espaço SCA – Sem Custos Adicionais, um novo serviço gratuito de apoio e aconselhamento nas áreas financeira, fiscal e jurídica, acaba de abrir portas no edifício da Cooperativa Agrícola, anunciou a autarquia local.

Este serviço pretende "promover o conhecimento e o apoio na prevenção de situações de sobreendividamento, através do contacto personalizado e do esclarecimento de dúvidas junto da comunidade".

Familiarizar os munícipes com os temas de natureza fiscal e financeira; esclarecer dúvidas sobre financiamentos, investimentos, créditos, seguros e direitos laborais; alertar os cidadãos para os riscos de sobreendividamento como potencial gerador de exclusão social; fornecer à comunidade ferramentas que permitam tomar as decisões mais acertadas; promover workshops, conferências e ações de formação; e organizar campanhas de sensibilização no âmbito do trabalho realizado são alguns dos objectivos do Espaço SCA.

O serviço contempla um gabinete de apoio individualizado, personalizado e confidencial. Chama-se DIDA – Decisões Informadas, Decisões Acertadas e possibilita "a análise da situação financeira do agregado familiar, apoio na elaboração do mapa de orçamento familiar, apoio e encaminhamento nas situações de desequilíbrios orçamentais e/ou incumprimentos, esclarecimento de dúvidas fiscais, financeiras e jurídicas, no âmbito do direito laboral e fiscal".

O SCA encontra-se aberto ao público três vezes por semana - segunda e quarta-feira (10:00-14:00) e à quinta-feira (13:00-18:00).