29.2.12

Recessão mais funda e subida do desemprego

in OJE

A taxa de desemprego em Portugal vai chegar aos 14,5% este ano, podendo "diminuir ligeiramente" em 2013. As afirmações são do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na conferência de avaliação da Troika ao programa português, que entretanto terminou.

A nova projeção do desemprego está em linha com os dados de Bruxelas e bem acima dos 13,4% previstos anteriormente pelo Governo. O Instituto Nacional de Estatística já havia avançado com o nível dos 14% para o 4.º trimestre do ano passado.

Gaspar também reviu em baixa a previsão de crescimento económica para 2012, passando de uma contração de 2,8% para 3,3% e ficando em linha com as projeções da Comissão Europeia. O governante mantém o objetivo do défice em percentagem do PIB nos 4,5%, conseguindo, desta forma, manter os objetivos traçados pela Troika a nível do controlo das finanças públicas.

O ministro das Finanças disse, na mesma conferência, que os credores fizeram uma avaliação "positiva", algo que já era esperado e, dessa forma, Portugal terá acesso a uma nova fatia do financiamento no valor de 14,6 mil milhões de euros. Gaspar disse ainda que o Governo tem intenção de apresentar um orçamento retificativo até final de março, o qual contempla "um reforço de 200 milhões de euros para o setor da saúde".

O líder da oposição, António José Seguro, afirmou lamentar que a nota positiva signifique mais recessão, mais desemprego e mais destruição do aparelho produtivo. A Troika alerta que "subsistem desafios" no acordo.