18.5.12

Ferreira Leite alerta para "nova classe de pobres"

in RR

Manuela Ferreira Leite alertou esta quinta-feira, no Porto, para o risco de surgir uma nova classe de pobres sem capacidade de recuperação.

A ex-ministra das Finanças apela à necessidade de máxima prudência na alteração das regras da Segurança Social.

Ferreira Leite lembra que o Estado assumiu um compromisso com os contribuintes: “O Estado arroga-se o direito a definir o montante a que as pessoas têm direito, arroga-se o direito de definir o que é alto e o que é baixo, o que é pouco e o que é muito quando cobrou as poupanças das pessoas que fizeram esses descontos. Poderemos estar no caminho de criamos uma nova classe de pobres, que são os pobres sem capacidade para recuperar. Incapacidade de recuperar é algo que pode fazer perder a confiança entre as pessoas”.

Numa conferência na Faculdade de Economia do Porto, Manuela Ferreira Leite considerou perigoso que o Estado não cumpra o contrato que assumiu com os cidadãos.

“Tudo o que seja alterar, violar ou não cumprir este contrato é algo que é extremamente delicado, direi que de alguma forma perigoso, quase, e que se tem de levar a que não haja uma quebra definitiva de confiança entre os cidadãos e o Estado quando não se cumpre um contrato tão definitivo e importante para a vida das pessoas”, disse a antiga ministra.