27.6.12

Dilma Rousseff encerra Rio+20 saudando «equilíbrio respeitoso»

in TVI24

Chegou ao fim a conferência da ONU no Rio de Janeiro sobre desenvolvimento sustentável


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, encerrou oficialmente a conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável Rio+20, afirmando que um «passo histórico» foi dado, com um «equilíbrio respeitoso» entre todos os países.

«Celebrar consensos significa reconhecer que construções coletivas, baseadas na difícil arte do diálogo, são mais eficientes porque baseadas na opinião de todos», sustentou Dilma Rousseff, nesta sexta-feira,após a adoção conjunta da declaração «O Futuro Que Queremos».

Dilma Rousseff ressaltou a importância de todos os países terem assumido coletivamente o compromisso de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento a partir de uma economia verde e inclusiva.

«Um passo histórico foi dado em direção a um mundo mais justo, para que a pobreza seja erradicada e o meio ambiente protegido», desejou.

Extremamente criticado por organizações não governamentais e entidades sociais, o documento final da Rio+20 foi adotado hoje, em consenso, por todos as 193 nações que compõem a ONU.