27.6.12

«Fome Zero» deve mobilizar políticos

Francisco Pedro, in Fátima Missionária

Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) congratula-se com o desafio lançado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Para «grandes males, grandes remédios», dizem os responsáveis da instituição

«Grandes males exigem grandes remédios. O ‘Desafio Fome Zero’ pode contribuir para mobilizar o compromisso político, o primeiro passo para erradicar a fome”, afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, esta sexta-feira, numa reunião no Rio de Janeiro, no Brasil, reagindo ao desafio de Ban Ki-moom, que apresentou a sua visão para a Fome Zero na conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio +20.

«Este é um desafio pessoal do secretário-Geral, mas todos nós devemos responder a nível individual e coletivo. A FAO adere a este desafio para um mundo sem fome», adiantou Graziano da Silva, sublinhando que os objetivos propostos vão ao encontro dos estipulados pela organização que dirige, como a melhoria da produtividade dos agricultores de pequena escala, a implementação de sistemas alimentares sustentáveis e a redução do desperdício de alimentos.

Na apresentação da sua proposta, Ban Ki-moon referiu: «Eu não estou a propor um novo alvo. Estou a partilhar minha visão. Um futuro onde todas as pessoas usufruam do seu direito básico à alimentação, onde os meios de subsistência das pessoas e os sistemas alimentares são resilientes e capazes para resistir às alterações climáticas».