29.6.12

Franceses querem ver trabalho de reabilitação nos bairros

in Diário de Notícias

Várias instituições francesas ligadas à Habitação e Reabilitação visitaram hoje o Porto para "colher a experiência" da cidade nestas áreas, com particular interesse pela intervenção da Câmara nos bairros sociais, revelou o presidente da Câmara do Porto.

"Pelo que me apercebi, eles têm mais interesse no trabalho da Domus Social [responsável pela gestão do parque habitacional camarário], porque se trata de um modelo que deve ser muito difícil de encontrar no mundo", afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas.

O autarca sublinhou ainda que a empresa municipal que gere as casas de 18 por cento da população residente no Porto "já tem uns anos" e foi-se "aprimorando", motivo pelo qual suscitará interesse fora do país.

"Fomos aperfeiçoando muito [o trabalho da Domus Social] e hoje temos um 'know how' grande na reabilitação dos bairros. Hoje fazemos melhor do que no início e as reclamações dos moradores relativamente às obras que vão sendo feitas são hoje muito menores, porque fomos aprimorando e fazendo exigências novas aos empreiteiros", descreveu o edil.

As várias instituições públicas e privadas francesas ligadas à Habitação e Reabilitação, hoje recebidas nos Paços do Concelho, são "responsáveis pelo alojamento de mais de cinco milhões de franceses", acrescentou

"Nesta visita vêm colher uma experiência, na vertente social e da reabilitação. Não quer dizer que seja melhor do que a deles, mas vêm perceber como as coisas funcionam, porque aquilo que é do conhecimento em França é que a cidade do Porto tem uma experiência grande em matéria de reabilitação", justificou Rui Rio.