27.6.12

"Esta crise é a maior ameaça dos últimos 60 anos"

in RR

Presidente da Comissão Europeia defende um "salto em frente", que deve começar com uma união bancária.

Durão Barroso reclamou hoje um aprofundamento da integração europeia para superar a actual crise económica, que classificou como "a maior ameaça" de sempre com que a União Europeia se confrontou.

"Esta crise é a maior ameaça a tudo aquilo que alcançámos através da construção europeia ao longo dos últimos 60 anos. Confrontados com esta dura realidade, ficar parados não é uma opção. É necessário um salto em frente. É preciso ambição, visão e determinação para concretizar reformas a longo prazo", afirmou, durante um conferência organizada pelo grupo de reflexão European Policy Center, em vésperas da cimeira de líderes europeus, de quinta e sexta-feira.

Segundo o presidente do executivo comunitário, “para estabelecermos uma autêntica União Económica e Monetária, necessitamos de uma união bancária, uma união orçamental e mais passos rumo a uma união política”.

De acordo com Durão Barroso, a crise expôs a falta de coordenação ao nível da supervisão, e, como resposta, a arquitectura europeia neste campo foi "significativamente melhorada", mas agora é necessário ir mais além.