27.6.12

Gastos com subsídio de desemprego aumentaram 23%

in Diário de Notícias

Os gastos da Segurança Social com subsídios de desemprego e de apoio ao emprego aumentaram 23 por cento nos primeiros cinco meses deste ano, segundo o boletim de execução orçamental hoje divulgado pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Este aumento equivale a mais 200 milhões de euros gastos nestas prestações até maio deste ano, por comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, a Segurança Social gastou 1.071 milhões de euros em subsídios desemprego e de apoio ao emprego nos primeiros cinco meses de 2012.

Estes números refletem o impacto do aumento do desemprego - a taxa estava nos 12,4 por cento no primeiro trimestre de 2011, enquanto no início de 2012 já atingia os 14,9 por cento. O Governo prevê que a taxa aumente mais ainda ao longo deste ano.

O aumento do desemprego também se reflete numa redução das contribuições para a Segurança Social: caíram 3,1 por cento face ao mesmo período de 2011.

Estas contas são apresentadas em contabilidade pública (ótica de caixa). Os números do défice considerados por Bruxelas para o procedimento de défices excessivos são calculados em contabilidade nacional (ótica de compromissos).