29.6.12

A violência doméstica é uma realidade, denuncie-a

in Expresso

Várias personalidades aliam-se esta noite num concerto solidário para denunciar a violência doméstica, em apoio à Associação de Mulheres Contra a Violência de Loures.

A Câmara Municipal de Loures e a Associação de Mulheres Contra a Violência vão unir esforços hoje, 29 de junho, para ajudar a combater a violência doméstica, realidade que afeta cada vez mais mulheres em Portugal.

EU DENUNCIO é um evento solidário que contará com a participação de grandes artistas como Carlos do Carmo, Rita Guerra, Laurent Filipe, Yolanda Soares, João Ricardo, Custódia Gallego e Cláudia Viera, entre muitos outros, que irão compor um alinhamento de momentos musicais mas também de leitura de testemunhos reais de vítimas, numa tentativa de "acordar consciências".

A receita reverterá a favor da Associação de Mulheres Contra a Violência que está a restaurar uma casa-abrigo para as vítimas destes abusos, no concelho de Loures.

Quatro queixas de violência doméstica por hora


Segundo um estudo do ano de 2011, disponibilizado pela agência Lusa, em Portugal são, em média, apresentadas às autoridades quatro queixas de violência doméstica por hora.

Durante o ano de 2010, segundo a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI), a violência doméstica constituiu a terceira tipologia criminal mais participada em Portugal.

Em 2011, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou um total de 19.944 factos criminosos que se refletiram em 8.192 processos de apoio relativos à problemática de violência doméstica.

O autor do crime foi, em 83% dos processos de apoio, do sexo masculino, e situava-se predominantemente na faixa etária entre os 35 e os 40 anos, avança a agência Lusa.

Não fique indiferente, ajude quem mais precisa.


EU DENUNCIO

Data: 29 de junho - sexta-feira
Local: pavilhão Paz e Amizade, Loures
Início: 21h30
Bilhetes: 10€
Locais de venda: Paços do Concelho de Loures; juntas de freguesia; pavilhão Paz e Amizade (no próprio dia).

A Câmara Municipal de Loures providenciou, no ginásio do Pavilhão Paz e Amizade, um espaço infantil onde os pais poderão deixar as suas crianças aos cuidados de uma associação que os ocupará com atividades lúdicas.