29.6.12

foto DR
150 famílias já inscritas no arrendamento social
Site do mercado social de arrendamento
 
Nas primeiras 24 horas de funcionamento, o portal para candidatura ao mercado social de arrendamento recebeu o registo de 150 famílias de todo o país, anunciou, esta quinta-feira, o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social.

Em 24 horas, o site "registava 150 famílias em todo o país para aceder à bolsa de arrendamento", disse Marco António Costa durante uma cerimónia de entrega de medalhas honoríficas que decorreu esta manhã em Gaia.

O protocolo que deu início público ao mercado social de arrendamento foi assinado terça-feira e, na sua intervenção, o secretário de Estado explicou que existem para já 915 imóveis prontos a habitar - 729 dos bancos, 172 do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e 14 do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS).

Os imóveis são todos colocados no Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH), gerido pela NORFIN - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários SA.

Esta iniciativa insere-se no Programa de Emergência Social (PES) e junta o Banco Espírito Santo, o Banif, o Banco Popular, o Santander Totta, o Montepio Geral, o Millennium BCP, bem como a Caixa Geral de Depósitos.

Ficará nas mãos das autarquias indicarem ao FIIAH os candidatos aos imóveis, cabendo depois à NORFIN a confirmação e validação das candidaturas.

As candidaturas podem ser feitas através deste portal.