20.6.12

Os 20 países mais ricos do Mundo a favor de uma Europa mais integrada

in Jornal de Notícias

As 20 potências mais influentes do planeta concluíram na terça-feira a sua sétima cimeira com um claro apoio aos planos da União Europeia para enfrentar a crise com uma maior integração fiscal e bancária, segundo a Declaração Final.

"Apoiamos a intenção de considerar passos concretos no sentido de uma arquitetura financeira mais integrada", com uma nova união bancária europeia, que inclua um supervisor único, capacidade para liquidar e recapitalizar entidades e um único fundo de garantia de depósitos, refere o documento.

Na cimeira do G20 ficou ainda acordada a adoção de medidas para promover o crescimento equilibrado em todo o mundo, a dotação de mais recursos para o Fundo Monetário Internacional (450 mil milhões de euros) poder atuar em situações de crise e preservar a "estabilidade financeira global", o combate ao protecionismo comercial e iniciativas concretas em prol da segurança alimentar.

Na declaração final, as 20 potências mundiais afirmam que "neste momento de renovadas tensões nos mercados, os membros europeus adotaram todas as medidas necessárias para salvaguardar a integridade e a estabilidade da região".

A próxima cimeira do G20 terá lugar em São Petersburgo, na Rússia, em junho de 2013, se a situação internacional não requerer uma reunião antecipada.