20.6.12

Santos Pereira: Vida Ativa absorveu 100 mil desempregados

in Diário de Notícias

O ministro da Economia e do Emprego divulgou hoje no parlamento que o programa Vida Ativa, que visa encaminhar os desempregados para ações de formação, está, até 10 de junho, com 93.268 pessoas.

Álvaro Santos Pereira, que está a ser ouvido na comissão de economia da Assembleia da República, afirmou na sua intervenção que "até ao dia 10 de Junho foram encaminhados para os centros de formação profissional 93.268 desempregados, para ações de formação".

Santos Pereira, que enunciou uma série de medidas que foram tomadas ao longo de um ano pelo seu ministério em jeito de balanço, adiantou que, a curto prazo, existem "dois problemas-chave" dentro das preocupações do Governo: o elevado nível do desemprego, "com todo o sofrimento que isso implica para a vida de milhares de famílias portuguesas", e o financiamento às empresas.

Segundo o ministro, este Governo já tem em prática políticas ativas do emprego, como é o Estímulo 2012, um programa específico de apoio à contratação de desempregados inscritos há pelo menos seis meses nos centros de emprego.

O deputado do Partido Socialista Rui Paulo Figueiredo acusou o ministro da Economia de não ter soluções para fazer frente a uma taxa de desemprego de 15,3 por cento e apelou Álvaro Santos Pereira para o consenso, já que tem utilizado "uma lógica do confronto e de ir buscar sempre o passado".

Rui Paulo Figueiredo acusou Álvaro Santos Pereira de ir "pelo caminho politiqueiro e mais difícil", numa altura em que "o país continua em recessão" com um Governo "e uma política que está a empobrecer" Portugal.

Negando as acusações dos socialistas, o ministro da Economia ressalvou que "em apenas doze meses o Governo levou a cabo, em tempo recorde, um conjunto de reformas estruturais sem precedentes".