18.6.12

Atendimento telefónico e linha de emergência da Segurança Social recebem 8 milhões

in Jornal de Notícias

A Segurança Social terá cerca de oito milhões de euros até 2014 para contratar serviços de operação para o centro de atendimento telefónico e para a linha de emergência permanente.

De acordo com a resolução do conselho de ministros publicada, esta segunda-feira, em Diário da República, esta verba será direcionada para o serviço de informação telefónica VIA Segurança Social e para a Linha Nacional de Emergência Social, disponível através do número 144.

"O prolongamento dos serviços de operação do centro de contacto, bem como a linha nacional de emergência de caráter permanente mostra-se fundamental e necessário, atenta a expressiva procura destes canais, para a qual se prevê um significativo crescimento, acompanhado do aumento da capacidade de resposta", explica.
De acordo com o documento, os cerca de oito milhões serão disponibilizados da seguinte forma: 1,3 milhões para 2012, 4,0 milhões para 2013 e 2,7 milhões para 2014.
Segundo a resolução, o VIA Segurança Social é um 'contact center' [atendimento telefónico] que constitui um canal privilegiado de contacto dos cidadãos e empresas "com um papel muito relevante no relacionamento da Segurança Social com os cidadãos, com especial incidência na prestação de informação".

A Linha Nacional de Emergência Social, por sua vez, é um serviço gratuito de funcionamento ininterrupto que tem como "objetivo primordial garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social".

A aquisição dos serviços para ambas as linhas telefónicas deverá ser feita através de concurso público.