27.6.12

: Portugal perdeu importância para tráfico da África Ocidental

in TSF

Portugal perdeu importância nos últimos anos como «porta de entrada» na Europa para o tráfico de droga sul-americana, através de países da África Ocidental, afirma o gabinete da ONU antinarcóticos e crime organizado (UNODC).

O relatório anual sobre o consumo de drogas, hoje apresentado em Nova Iorque num evento com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, o UNODC refere que as «afinidades linguísticas com o Brasil e alguns países africanos» fizeram com que Portugal tivesse sido importante no transbordo de cocaína, sobretudo entre 2004 e 2007.

«Contudo, a rota da África Ocidental parece ter-se tornado menos ativa nos últimos anos», adianta.

A rota tem como ponto de partida grandes países produtores de cocaína, como a Bolívia, passando pelo Brasil e daí para a África Ocidental e do Sul.

Portugal é citado no relatório também como tendo registado um aumento na produção de "cannabis", juntamente com Espanha e países da Europa central, de Leste e Norte.

Segundo o relatório da UNODC, o consumo de drogas como a cocaína ou heroína «estabilizou» a nível global nos últimos anos, apesar de estar em alta em vários países em desenvolvimento.

Os dados da agência da ONU indicam que cerca de 230 milhões de pessoas tenham consumido pelo menos uma droga ilícita desde 2010, o equivalente a 5 por cento da população mundial adulta.

Um outro relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência revela que a consumo de marijuana está a aumentar na Europa, enquanto o uso de haxixe tem vindo a diminuir.