20.6.12

Solidariedade: Rede Europeia Anti-Pobreza pede fim do «ataque aos sistemas de proteção social»

in Agência Ecclesia

EAPN lança apelo aos líderes da UE em vésperas do Conselho do Emprego e Assuntos Sociais


Os responsáveis da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN, sigla em inglês) lançaram hoje um apelo em defesa dos “sistemas de proteção e de segurança social”, considerando que as medidas de austeridade os “continuam a destruir”.

A posição é assumida em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, em vésperas do Conselho do Emprego e Assuntos Sociais, que vai decorrer na quinta e sexta-feira.

A EAPN enviou uma carta aos ministros dos Assuntos Sociais da União Europeia, na qual afirma que “sem uma nova abordagem os custos sociais, económicos e de saúde serão enormes e irreversíveis”.

"Se quisermos evitar a completa desintegração da coesão social, a cooperação para proteger os nossos Estados providência deve ser considerada pelos líderes da UE como uma prioridade chave", disse o português Sérgio Aires, novo presidente da EAPN.

"É tempo dos ministros demonstrarem o seu empenho e compromisso com o estado de bem-estar, adotando um objetivo para fixar um nível adequado de gastos com os sistemas de proteção social e criar sistemas fiscais mais justos que permitam assegurar o financiamento para atingir esse objetivo", acrescentou.

Segundo a rede europeia, a abordagem da austeridade “não está a funcionar e está longe de fazer progressos na concretização do objetivo de redução da pobreza”.

“A pobreza está a aumentar. É imperativo estabelecer uma agenda social clara e distinta para apoiar e implementar os compromissos de inclusão social da Estratégia Europa 2020 e da Plataforma Europeia de Luta Contra a Pobreza", declarou, por sua vez, Fintan Farrell, diretor da EAPN.

“Apelamos à criação de um grupo de trabalho ao mais alto nível que atue urgentemente em cooperação com todos atores relevantes, incluindo as pessoas em situação de pobreza, no sentido de desenvolver essa estratégia integrada", concluiu.

A ‘European Anti Poverty Network’, criada em Bruxelas há mais de 20 anos, é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida em Portugal como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, tendo sido constituída a 17 de dezembro de 1991.

“Estamos muito satisfeitos por termos merecido o crédito dos nossos pares e por reconhecerem o empenho, seriedade e experiência da Rede portuguesa, durante mais de 20 anos, na luta contra a pobreza e exclusão social”, sublinha o sacerdote.

A EAPN Portugal foi distinguida em 2010 pelo Parlamento português com o ‘Prémio Direitos Humanos’.