21.6.12

Convocatória pelo Estado Social é apresentada hoje


in Diário de Notícias

A iniciativa é a primeira de um conjunto que culminará com a realização do Fórum Cidadania pelo Estado Social, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 10 de novembro.

Antes dessa assembleia, decorrerão em várias cidades debates sobre diferentes temas, estando já agendados encontros para discutir a habitação e o urbanismo, a 15 de setembro, em Lisboa, o futuro da proteção social, a 29 de setembro, em Coimbra, educação, a 12 de outubro, em Braga, e saúde, a 13 de outro, em Lisboa.

O fórum tem como promotores a Associação 25 de Abril, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações da Universidade Técnica de Lisboa (SOCIUS).
"Só com uma grande discussão plural, mobilizadora da sociedade civil, é que é possível fazer progredir a reflexão sobre o futuro do Estado Social em Portugal", defendem os organizadores.
Defender o Estado Social é, para os promotores, salvaguardar "a responsabilidade central do Estado na provisão e garantia pública de serviços e direitos essenciais dos cidadãos, como são o direito à saúde, à segurança social, à educação, à habitação, ao trabalho decente e com direitos".

Preconizam ainda "recusar uma política de austeridade que, em Portugal como na Europa, está submetida à lógica dos grandes interesses privados e dos mercados financeiros e que olha para o Estado Social como um fardo incómodo a eliminar em nome de uma pretensa competitividade económica".