21.6.12

Combater fome infantil com eficácia


Miguel Marujo, in Fátima Missionária

A necessidade de combater a fome infantil e a desnutrição na procura de um desenvolvimento sustentável levou a uma iniciativa que oferece abordagens práticas e eficazes para combater este problema nos países mais afetados
No âmbito do projeto comum REACH, as agências das Nações Unidas – o Programa Alimentar Mundial (PAM), a UNICEF, a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) – comprometeram-se a um esforço renovado contra a fome infantil e a desnutrição.

Num comunicado conjunto, estas agências sublinham que as principais causas da desnutrição infantil – insegurança alimentar, saúde pobre e cuidados inadequados – são todas conhecidas e evitáveis. Além disso, os governos e outros atores internacionais sabem por que as intervenções nutricionais são necessárias e há provas de que funcionam, quando e onde.
“O maior desafio, entretanto, é como ampliar programas para que estes possam ter um impacto real – e é aí que a abordagem REACH pode dar sentido”, frisaram as agências das Nações Unidas.