9.4.20

Câmara apoia cidadãos durante pandemia

A Voz de Tras-os-Montes

A Câmara Municipal encontra-se a desenvolver e a pôr em prática uma série de medidas de apoio à população, nomeadamente na área social.

O município criou uma Linha de Apoio – 964 941 810 para que as pessoas em situação de maior fragilidade e sem retaguarda familiar possam pedir apoio, como entrega de alimentos e medicação, na marcação de consultas médicas, no pagamento de faturas de diversos serviços, ou, outros assuntos que possam facilitar o seu dia a dia. Para concretizar este projeto, os técnicos de Ação Social Municipal estão a percorrer permanentemente as diversas localidades do Concelho de Murça, prestando o apoio necessário. Adicionalmente, foi disponibilizada também uma Linha de Apoio Psicológico, com técnicos especializados do município, para que qualquer pessoa que manifeste sintomas como angústia, medo, insegurança, depressão, solidão ou ansiedade possa ser devidamente acompanhada.

No que diz respeito a alojamento de retaguarda, o município definiu locais que estarão disponíveis para responder a necessidades que possam surgir em virtude da expansão do surto pandémico, estando previstas camas para acomodar 50 pessoas. Estará também à disposição um equipamento preparado para acomodar Profissionais de Saúde, Forças de Segurança e Profissionais de Emergência, para garantir maior segurança destes e das suas famílias. Neste local, serão proporcionadas condições para descanso e recuperação destes profissionais.

Uma vez que numa situação como a que estamos a vivenciar toda a ajuda é necessária, a Câmara Municipal criou, também, uma Bolsa de Voluntariado.

Entre outras medidas, foi ainda estabelecida uma parceria entre o município e a Associação Empresarial - NERVIR, procurando dar resposta às empresas e ao emprego, quanto às medidas excecionais no âmbito da crise Covid-19, através da Linha de Apoio: 259 330 640 | geral@nervir.pt