2.4.20

Em Estado de Emergência bancos públicos de Olhão estão assim

in Algarve Primeiro

Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Olhão, que apela à população para que respeite as ordens de isolamento social, reduzindo os efeitos da pandemia por Covid.19.

A interdição dos bancos públicos está assinalada em toda a Avenida da República bem no centro da cidade, mas serve para todos os outros bancos, sensibilizando para o cumprimento das normas vigentes da Direção-Geral da Saúde.

Também o Município de Olhão decidiu colocar pelo concelho, lonas com mensagens, alertando para os riscos de não ficar em casa. São várias as mensagens, algumas com recurso às lendas de Olhão e outras mais expressivas.

O Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, diz que estas medidas são mais um alerta sobre a fase mais crítica da pandemia, e «aí todos nós somos uma fronteira, todos os cuidados são poucos e não vale a pena pedir aquilo que é o trabalho de cada um de nós».

O Autarca adiantou que houve o cuidado de reorganizar os serviços do Município com planos de contingência, garantindo os serviços mínimos, também a abertura de um centro de atendimento à Covid.19, no Centro de Saúde de Olhão, não esquecendo as respostas sociais do concelho. António Miguel Pina assegurou que está a ser criada uma rede de voluntariado para apoiar as IPSS's do concelho.

Enquanto presidente da AMAL, assinalou o apoio dado pelos 16 municípios do Algarve, «que juntaram 1 milhão e 300 mil euros para a compra de 30 ventiladores e material de proteção individual para os profissionais de saúde, e a aprovação de um plano de apoio à população e às empresas».

O edil agradeceu a postura cívica dos algarvios, referindo que «o sucesso para ultrapassarmos esta situação difícil, como povo e como nação, depende do respeito que devemos ter pela nossa fronteira e a do outro».