8.4.12

8 de Abril: Comemora-se o "Dia Internacional dos Ciganos"

Ana Elias de Freitas, in Rádio Voz da Planície

Comemora-se neste domingo, 8 de Abril, o “Dia Internacional dos Ciganos”, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de uma ampla campanha liderada pelo actor americano e cigano Yull Briner.

Comemora-se hoje, o “Dia Internacional dos Ciganos” (International Roma Day), que é a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O “Dia Internacional dos Ciganos” foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de uma ampla campanha liderada pelo actor americano e cigano Yull Briner.

Desde a sua chegada a Portugal, a população Cigana tem vivido uma realidade de rejeição, alimentada pela falta de conhecimento da sua cultura, das suas características e do seu modo de vida próprios.

Nesta data, o Bispo de Beja, que preside a Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, apela à necessidade de “se prover a integração dos ciganos na sociedade, sem a desconfia que caracteriza, habitualmente, a actuação perante o que se julga diferente”. Acrescentou que “é preciso ser tolerante e construir uma sociedade onde possamos todos viver como irmãos, porque o somos aos olhos de Deus”.

No próximo dia 13, sexta-feira, realiza-se o “Encontro transfronteiriço de mediadores ciganos”, em Faro. A organização é da responsabilidade dos núcleos distritais de Beja e Faro da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza.

Neste evento pretende-se debater as problemáticas inerentes ao exercício da mediação, à inserção sócio-profissional das comunidades ciganas, bem como explorar as potencialidades de um trabalho transfronteiriço em rede.