3.4.12

Bruxelas divulga hoje relatório sobre desempenho de Portugal

in RR

Fugas de informação indicam que a nota será positiva. Relatório deve alertar também para aumento acentuado do desemprego e custos financeiros associados.

A Comissão Europeia divulga hoje o relatório elaborado na sequência da missão de inspecção da “troika” efectuada em Lisboa no final de Fevereiro para aferir a implementação do programa de ajustamento negociado por Portugal com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A primeira avaliação feita pelos elementos da “troika”, ainda na capital portuguesa, foi positiva e é a base da decisão de desbloqueamento de uma nova tranche do pacote de ajuda financeira.

O documento que será apresentado hoje deve conter uma análise mais detalhada sobre os progressos efectuados na implementação das reformas exigidas pelos credores internacionais, a sua identificação de eventuais atrasos e as perspectivas de evolução da situação económica do país a curto prazo.

Algumas fugas de informação sobre o conteúdo do relatório que surgiram na imprensa internacional nas últimas semanas confirmam a avaliação inicial do bom desempenho de Portugal, qualificado como assinalável.

De acordo com um jornal alemão, que cita algumas passagens, o documento conclui que Portugal ainda não esgotou a sua capacidade de efectuar as reformas previstas, mas alerta para o aumento acentuado do desemprego e os custos sociais e financeiros que lhe estão associados.