18.5.12

Missão Ponte" precisa da sua ajuda

por Ângela Roque, in RR


"Missão Ponte" precisa da sua ajuda Noite de Fados quer angariar verbas para a próxima missão dos Jovens Sem Fronteiras. A iniciativa repete-se sábado à noite na paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, para ajudar este projecto ligado aos missionários espiritanos.

S. Lourenço dos Órgãos, em Cabo Verde, é este ano o destino do "Projecto Ponte" dos Jovens sem Fronteiras (JSF). É uma paróquia pequena, com apenas 10 mil habitantes, mas tem muitas necessidades.

Ana Mansoa, enfermeira, é uma das voluntárias que vai nesta missão que já tem áreas de cooperação definidas: "vamos trabalhar sobretudo na educação para a saúde, educação para adultos e recuperação escolar, e na reintegração social de grupos desfavorecidos".

Ao todo são oito os jovens que vão partir em missão em Agosto: "neste grupo irão profissionais da área da saúde, como enfermagem e fisioterapia, também da área da educação, como docentes e animadores sócio-culturais". Alguns já estão na vida activa, outros ainda estão a terminar os estudos, mas todos receberam formação específica durante um ano para trabalharem neste projecto.

Apoios precisam-se
Os JSF estão ligados à associação Sol Sem Fronteiras, dos missionários espiritanos, e que assume parte das despesas dos que vão em missão. A outra parte tem de ser suportada pelos próprios voluntários, por isso se pede que "cada um dos grupos de Jovens Sem Fronteiras (nas várias paróquias) promovam estas campanhas para angariação de fundos", explica Ana Mansoa. Na paróquia de S. Tomás de Aquino está é já a VI Noite de Fados com este objectivo.

Inês Coito, Rita Lopes, Sara Coito, Rita Ramos, e Rui Santos são os fadistas que vão actuar acompanhados na guitarra portuguesa por Sidónio Pereira, e nas violas por Pedro Nóbrega e Pedro Machado.

O espectáculo está marcado para as 21h30, na casa do missonarios do verbo divino, que fica na Rua S. Tomas de Aquino, nº 15, ao pré da Loja do Cidadão. A entrada custa 5 euros e dá direito a um caldo verde.

Para angariar mais apoios para o "Projecto Ponte" deste ano também se realizam este fim-de-semana as "Feiras sem Fronteiras" - são feiras solidárias onde se pode encontrar quase tudo a preço simbólico. Vão decorrer em Benfica (na igreja de Nossa Senhora do Amparo), em Paredes (Praça José Guilherme) e em Barcelos (Campo da Feira).