in RR
As raparigas nos cursos nas áreas das ciências sociais e os rapazes nos cursos de tecnologias.
Mais de 70% dos alunos que terminam o ensino secundário pretendem prosseguir os estudos, conclui o relatório “Estudantes à saída do secundário 2011/2012” do observatório de trajectos dos estudantes do ensino secundário.
O estudo contou com a participação de mais de 47 mil jovens de 680 escolas do ensino público e privado.
São 71% os alunos que pretendem prosseguir os estudos. A maioria quer estudar no Ensino Superior: as raparigas nos cursos nas áreas das ciências sociais e os rapazes nos cursos de tecnologias.
Já perto de 37% dos estudantes dos cursos profissionais afirmam que pretendem trabalhar quando terminarem a sua formação de nível secundário.
Ao nível do desempenho escolar, os casos de insucesso são reduzidos ao nível do 12º ano, uma vez que 63% da população não sofreu qualquer desvio no seu trajecto escolar e 43% teve uma média superior a 15 valores. No entanto, 31% dos alunos declararam ter recorrido a explicações durante o 12º ano.
Em relação aos estudantes que frequentaram um curso profissional é de salientar ainda que a generalidade realizou ou encontrava-se a realizar um estágio durante o período em que foi feito o inquérito. Destes, a maioria realizou o seu estágio numa empresa em contexto real de trabalho.
- See more at: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=98442#sthash.dwJW1CEW.dpuf