8.4.20

INE vai tomar o pulso ao vírus. Envia inquéritos semanais às empresas para perceber o impacto da pandemia

Paulo Moutinho, in EcoOnline

O INE, juntamente com o Banco de Portugal, vai lançar inquéritos semanais às empresas para perceber o impacto que a pandemia está a ter nos negócios. Primeiros resultados saem dia 15.

Com a informação estatística a ter, muitas vezes, um atraso substancial face à realidade, o Instituto Nacional de Estatística decidiu, juntamente com o Banco de Portugal, “tomar o pulso” à economia de forma mais rápida. Vai lançar inquéritos semanais às empresas para perceber de que forma os negócios estão a ser afetados.


“A rápida disponibilização de informação estatística sobre o impacto da pandemia de Covid-19 é essencial para a tomada de decisões”, diz o INE. “Neste sentido, o INE e o Banco de Portugal lançaram esta semana um inquérito às empresas com o objetivo de identificar os efeitos da pandemia Covid-19 na sua atividade“, diz em comunicado.

O INE explica que irá realizar um “questionário semanal de resposta rápida sobre o volume de negócios, o número de trabalhadores, a utilização de instrumentos de apoio criados pelo Governo, as disponibilidades de liquidez, o recurso ao crédito e os preços praticados”.

Este “inquérito será dirigido a um conjunto alargado de pequenas, médias e grandes empresas representativas dos diversos setores de atividade e manter-se-á ativo enquanto se justificar”, acrescenta o mesmo comunicado, pedindo às empresas que colaborem.

Os primeiros resultados deste “tomar de pulso” à economia “serão divulgados semanalmente em simultâneo pelo INE e pelo Banco de Portugal, prevendo-se que a primeira edição ocorra a 15 de abril de 2020“, conclui.