9.2.12

Investigador culpa políticas pelo aumento da pobreza na Europa

in TSF

O aumento da pobreza na Europa não surpreende Luís Capucha, investigador e professor do ISCTE, que atira as culpas para as políticas que têm sido praticadas.

Este estudioso do fenómeno da pobreza e também sociólogo avisou que a tendência relativa ao número de pessoas no limiar da pobreza é para aumentar, pelo menos, «se continuarmos a assistir a um processo de dominação dos mercados, em particular dos mercados financeiros, sobre as políticas públicas dirigidas à justiça social».

«É provável que haja mudanças políticas que possam vir também a infletir esta tendência. Tudo está dependente da capacidade dos europeus afirmarem ou não aquilo que é o traço que mais os distingue de todas as outras zonas do planeta, a qualidade da sua sociedade e, em particular, a qualidade das políticas sociais», acrescentou.

Este cenário pessimista, acrescentou Luís Capucha, tem colocado em causa «a qualidade das políticas públicas europeias», ou seja, a tradição europeia de proteger os mais fracos.

Um em cada quatro portugueses vivia, em 2010, em risco de pobreza ou exclusão social, um número ligeiramente superior à média europeia, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.