15.2.12

Um em cada cinco europeus morre de doenças associadas ao ambiente

in Diário Digital

Um em cada cinco cidadãos europeus morre devido a doenças associadas ao meio ambiente, indica um relatório elaborado pelo Centro Europeu para o Ambiente e Saúde (ECEH, em inglês) apresentado esta terça-feira em Bona, na Alemanha.

O documento indica que cada europeu perde 8,6 meses de esperança média de vida por respirar ar contaminado por poluentes com níveis acima dos máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ruído originado pelo tráfego gera perdas de cerca de um milhão de anos de vida saudável aos cidadãos ocidentais, enquanto as habitações sem condições causam 100 mil mortes anuais na Europa.

Os cidadãos mais pobres são também os mais vulneráveis aos perigos ambientais. O relatório sublinha que, apenas na União Europeia (UE), cerca de 80 milhões de pessoas vivem em situação económica de relativa pobreza, com rendimentos inferiores a 60% do valor médio no seu país. Muitas destas pessoas residem em casas húmidas, sem calor suficiente e com instalações sanitárias desadequadas.

Por exemplo, refere o texto, quase sete milhões de cidadãos da UE não têm instalações sanitárias em casa. Outros 16 milhões não têm dinheiro para uma calefacção eficaz dos seus lares.