17.5.12

Ministro admite que desemprego é o «maior problema» do país

in TSF

O ministro da Solidariedade e Segurança Social admitiu hoje que o desemprego é o «maior problema» do país, mas prometeu que será «sempre garantida uma proteção social».

«O desemprego é o maior problema que Portugal está a atravessar e nesse sentido é o maior problema para o Governo», afirmou o ministro Pedro Mota Soares, à margem da inauguração oficial de uma unidade de cuidados continuados na Amadora.

Escusando-se a comentar se os números de desempregados pode aumentar e se há um teto financeiro para apoios, Mota Soares insistiu ser «fundamental garantir que existe sempre uma proteção social nomeadamente em tempos de crise».

Aos jornalistas, o governante disse que os sistemas sociais existem para «garantir um conjunto de apoios às pessoas que deles necessitam», lembrando a majoração do subsídio de desemprego para casais com filhos a cargo.

Referindo-se aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam mais de um milhão de desempregados oficiais e inativos.

«Os números que hoje foram conhecidos estão em linha com um conjunto de perceções do Governo», referiu o governante, acrescentando que os ministérios das Finanças, da Economia e da Solidariedade e da Segurança Social estão a fazer uma «análise mais aprofundada destes números».