in Diário on-line
A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza vai promover, na biblioteca municipal de Lagoa, nos próximos dias 25 e 26, uma ação de formação subordinada ao tema «As comunidades ciganas: uma abordagem comunitária».
“A inclusão dos ciganos é uma prioridade social urgente, já que cerca de 8 milhões de cidadãos da UE pertencem a essa etnia e vivenciam situações de marginalização, exclusão social, discriminação, segregação e pobreza extrema”, refere a associação.
Assim, a EAPN vai desenvolver esta ação, dinamizada por Olga Mariano, mediadora com vasta experiência na área e presidente da Associação de Mulheres Ciganas do Seixal.
Com esta ação, pretende-se colocar à disposição dos formandos conhecimentos fundamentais e algumas ferramentas e instrumentos que melhor os ajudem a intervir com estas comunidades, nomeadamente um maior conhecimento sobre a cultura cigana; criar canais de comunicação interculturais; desenvolver a capacidade de negociação e diálogo; e desconstruir preconceitos e estereótipos associados à cultura cigana.
As inscrições são limitadas e estão abertas até sexta-feira, 15. Mais informações pelo contacto 289802660 ou pelo endereço eletrónico n.faro@eapn.pt.