18.6.12
Desempregados já podem acumular subsídio com salário
por Liliana Carona, in RR
Muitos portugueses desconhecem esta medida que o Governo encontrou para que os desempregados aceitem as propostas de emprego com remunerações mais baixas que o subsídio, compensando-os com o que falta.
Os desempregados, há pelo menos seis meses, que encontrem emprego e tenham um ordenado inferior à prestação social recebida vão poder acumular parte desse subsídio para completar o salário. A medida entra esta semana em vigor, mas ainda é desconhecida por muitos portugueses.
É a forma que o Governo encontrou para que os desempregados aceitem as propostas de emprego com remunerações mais baixas que o subsídio, compensando-os com o que falta.
A Renascença foi até ao Centro de Emprego de Viseu. À porta encontrou muito descontentamento e pouco conhecimento sobre esta medida. Herculano Gomes, 45 anos, desempregado há dois, aguarda uma entrevista de trabalho para motorista de pesados e disse que se der vai aproveitar a recente iniciativa do Governo.
Lucinda Matos, 47 anos, desempregada há três, também não sabia da novidade, mas considera-a uma “estupidez”, pois a ajuda deveria ser muito maior.
De acordo com declarações do ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, em Maio, a medida pode abranger cerca de 50 mil desempregados. Podem beneficiar da medida desempregados inscritos nos centros de emprego, sem trabalho há mais de seis meses e que ainda tenham direito a pelo menos seis meses de subsídio de desemprego.