13.2.12

"Cortes geram pedidos"

in Correio da Manhã

Natália Nunes - Gabinete de Apoio ao Sobreendividado sobre mudança nos perfis das famílias que pedem ajuda

Correio da Manhã – A Deco está a registar mudanças nos perfis das famílias que pedem ajuda ao Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, além do desemprego? Quais são?

Natália Nunes – Sim, estamos. Até agora, a razão principal era o desemprego, mas desde o ano passado que estamos a receber pedidos de pessoas que tiveram cortes salariais ou mesmo reduções nas horas extraordinárias.

– E que por isso têm dificuldade em pagar as contas?

– Sim, todos os dias nos surgem situações dessas, em que as reduções no rendimento levam a rupturas orçamentais. Também nos aparecem situações em que os salários não são pagos atempadamente e, com o aumento do custo de vida, as dificuldades aumentam.

– De que forma as famílias estão a fazer frente às dificuldades financeiras, sobretudo nos casos em que não têm meios de pagar os empréstimos?

– Muitas famílias, e isso já se nota há muito tempo, negoceiam a entrega das casas aos bancos e regressam a casa dos pais. O que constitui uma sobrecarga, porque estes têm de acolher filhos e, muitas vezes, também os netos. Outros arrendam casas mais baratas.

– Estamos a falar de que tipo de famílias?

– Essencialmente de casais da classe média com filhos.