1.2.12

DECO recebeu mais de 389 mil queixas em 2011

in Público on-line

Cerca de 6% das queixas são casos de sobreendividamento. A maioria contactou a associação devido a problemas no sector das telecomunicações ou serviços financeiros.

A DECO, Associação de Defesa do Consumidor, recebeu 389.920 mil queixas de consumidores no ano passado, 6% das quais correspondem a casos de sobreendividamento. Os sectores das telecomunicações e os serviços financeiros continuam a “motivar um elevado número de contactos”, tal como actos de compra e venda de bens.

“No sector das telecomunicações, as campanhas de venda, a facturação e o período de fidelização motivaram muitos contactos dos consumidores para a DECO”, refere a associação em comunicado. Além disso, produtos com defeito ou “técnicas agressivas e enganosas das vendas ao domicílio” não diminuíram. “As empresas que vendem ao domicílio continuam a proliferar e a desrespeitar os direitos dos consumidores”, diz a DECO.

No sector dos serviços financeiros, o crédito à habitação e crédito ao consumo levaram muitos consumidores a procurar os serviços da associação.