19.2.12

"Haverá uma Europa mais forte depois da crise"

in Diário de Notícias

O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, defendeu hoje em Lisboa que a Europa sairá reforçada depois da crise que afeta vários países da União Europeia, como é o caso de Portugal.

"Além de haver Europa para além da crise, estou convicto que haverá uma Europa mais forte depois da crise", disse Durão Barroso numa palestra de homenagem a Ernâni Lopes, que decorreu ao fim da tarde na Universidade Católica Portuguesa.

Durão Barroso insistiu que um crescimento económico sustentável é fundamental para a Europa e para os europeus, ponto em que, disse, a CE tem baseado o seu trabalho, nomeadamente com a apresentação de um quadro de referência para o crescimento económico, a Estratégia "Europa 2020".

Nesse quadro, prosseguiu Barroso, identificam-se como prioridades europeias, um crescimento assente na inovação e no conhecimento, com o objetivo de reforçar, por um lado a justiça e a coesão sociais e, por outro, a competitividade internacional da Europa.

"Como demonstra a crise europeia, nem todas as formas de crescimento são sustentáveis e algumas causam mesmo problemas financeiros e económicos graves", disse, preconizando que um crescimento sustentado implica a prévia correção de desequilíbrios fundamentais, seja nas contas públicas, na balança externa ou nas poupanças das famílias.

Numa referência a Portugal, Barroso sustentou que sem a correção de tais desequilíbrios não há crescimento, porque "o travão do crescimento económico são os desequilíbrios, não é o ajustamento".

Numa intervenção com três partes distintas, Durão Barroso começou por elogiar "o papel fundamental" que o economista e político português Ernâni Lopes, falecido em dezembro de 2010, desempenhou na preparação e concretização da adesão de Portugal à Comunidade Europeia.

De acordo com o presidente da CE, para Ernâni Lopes, a entrada de Portugal na Comunidade Europeia não se limitava a um exercício de "negociação em Bruxelas", mas seria igualmente necessário preparar o país para as novas realidades políticas e económicas.

"O professor Ernâni Lopes considerava prioritária a formação de quadros portugueses e foi com esse espírito que criou nesta casa (na Universidade Católica) o primeiro centro de Estudos Europeus e o respetivo curso de pós-licenciatura em Estudos Europeus", destacou Barroso, adiantando que o contributo público e o legado intelectual de Ernâni Lopes serão recordados por muito tempo.