7.2.12

Mário Soares diz que Europa vive «situação de grande decadência»

in TSF

Mário Soares considera que a Europa vive numa «situação de grande decadência» porque os líderes europeus são fracos.

Mário Soares diz que devíamos ser solidários com Atenas, como registou a jornalista Ana Catarina Santos

Neste dia decisivo para a Grécia, o antigo presidente da República critica os líderes políticos que tentam demarcar-se da situação grega.

«A Europa está numa situação de grande decadência porque não tem líderes à altura e não soube resolver os seus problemas. Estamos hoje suspensos de saber o que se vai passar na Grécia. Mas a Grécia não é um país qualquer. Eu nunca gostei que se diga da parte de outros países "nós não somos como a Grécia". Nós temos que ser solidários com a Grécia. A Grécia é o berço da nossa civilização», disse Mário Soares.

O antigo presidente da República, que falava em Lisboa num colóquio sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mostrou-se esperançado que «as coisas se possam resolver no plano económico».

«Não são muito difíceis de resolver desde que haja coragem de tomar as atitudes necessárias. Se houver essa coragem vamos para diante senão vamos ter grandes problemas», disse.

Sobre o futuro da CPLP, Mário Soares mostrou--se convencido de que o espaço irá registar «um grande desenvolvimento e ter um papel de extrema importância» assim os chefes de Estado dos oito países-membros e dos observadores percebam que esta não é apenas uma comunidade linguística.

«Estamos a viver uma crise económica que está a atravessar os quatro continentes onde a CPLP está e é importante que entre os membros da CPLP não esqueçam que é uma comunidade de povos e não de Estados e os povos são mais importantes que os Estados porque dependem deles», disse.

O antigo chefe de Estado defendeu a solidariedade e a cooperação entre as culturas, universidades e centros científicos dos oito países, considerando que é «neste momento crítico que mais se impõe dar um grande impulso ao espaço lusófono».